Limpeza do escritório: nunca foi tão importante fazê-lo corretamente

Limpeza do escritório: nunca foi tão importante fazê-lo corretamente

A pandemia por COVID-19 obriga-nos a ser mais cuidados com os processos de limpeza do escritório. Temos dicas úteis e práticas para partilhar consigo sobre este tema. Tudo para que se sinta seguro e providencie um ambiente limpo, seguro e confortável para que todos os colaboradores possam desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível e sem receios.

Além disso, um espaço de trabalho limpo e organizado é essencial para a concentração e para a produtividade, visto que permite que cada pessoa se foque no que é realmente importante: ajudar a levar a empresa a conquistar o sucesso.

Para tal, é essencial que cada colaborador faça também a sua parte, para que, posteriormente, os serviços de limpeza deixem tudo a brilhar.

6 dicas para uma limpeza de escritório sem falhas

Como é habitual em qualquer processo de limpeza, em primeiro lugar deve organizar-se todos os espaços e materiais. Só depois se pode começar a limpar. Tome nota.

Equipamentos eletrónicos

O teclado acumula pó, assim como os monitores, ratos e demais aparelhos eletrónicos. Como tal, é importante incutir a política de que cada colaborador é responsável pela correta manutenção dos equipamentos que lhe são destinados.

A forma correta de limpar o teclado é usando produtos e panos de microfibras adequados.

Secretária

Este cuidado deve estender-se ao resto da secretária, que deve estar, sempre que possível, organizada e limpa, livre de migalhas – algo muito comum para quem costuma fazer as refeições em frente ao computador.

Este é um cuidado diário, sob pena de acumular germes e bactérias prejudiciais para a saúde.

Cadeira

Passamos tantas horas sentados a trabalhar, pelo que manter a cadeira limpa e em boas condições é uma parte fundamental na limpeza do escritório.

Vidros

Os vidros das portas, mesas e janelas, também fazem parte das tarefas de limpeza do escritório, ainda que deva ser feito pela equipa de limpeza e não pelos seus colaboradores. É importante manter os vidros limpos, de modo a que entre o máximo de luz natural possível para o escritório, evitando-se, assim, ter de recorrer a luz artificial.

Caixote do lixo

Idealmente deve fazer-se a separação do lixo, isto é, proceder à reciclagem de papel, plástico e metal e vidro, pois é algo que todos devemos cumprir, em prol do bem-estar do ambiente e dos recursos existentes no Planeta.

Em seguida, tenha em atenção que, para uma correta limpeza do escritório, estes recipientes devem ser esvaziados com frequência, para não acumular lixo nem odores desagradáveis.

Tapetes, carpetes e cortinas

Estes materiais são comuns em escritórios e contribuem para a decoração do mesmo, além de cumprirem com outras facilidades, como privacidade e conforto. Todavia, não estão isentos de problemas, visto que acumulam diferentes tipos de sujidades e pó que podem agravar quem sofre de sintomatologia alérgica ou respiratória.  

Por isso, devem ser aspirados com frequência e lavados, pelo menos duas vezes por ano, na transição da temporada fria para a quente e vice-versa.

Normas de segurança a reter

A limpeza de um escritório envolve mais do que água e sabão, como sabe. Pelo que é importante ter os devidos cuidados, principalmente ao usar determinados produtos químicos, pois podem ser perigosos não só ao contacto, como na respetiva inalação.

Em primeiro lugar, deve respeitar sempre as instruções de utilização. Em segundo lugar, deve estar devidamente equipado, com luvas, bata de proteção e até máscara.

Além disso, deve também destinar um local apropriado para o respetivo armazenamento dos materiais, devidamente ventilado.

Outro aspeto a ter em conta é a periodicidade com que as limpezas são realizadas. Estabeleça rotinas diárias, semanais, quinzenais e mensais, de acordo com as necessidades do seu escritório, dimensão do mesmo e quantidade de pessoas que o frequentam. Assim como o horário em que estes procedimentos irão ser realizados: para não atrapalhar o trabalho dos restantes colaboradores, a limpeza deve ser feita antes ou depois do horário de expediente.

Os cuidados a ter na limpeza do escritório são fundamentais para manter a sua equipa, e consequentemente a sua empresa, em segurança e com as devidas condições de trabalho.  


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